• Publicado em: CFTV, Notícias
    Tags: , , ,

    DVR, NVR, HVR. O que significam e quando usar cada um deles?

    Por Sérgio Carvalho, em 08/08/2011

    DVR, NVR e HVR são gravadores de imagens provenientes de câmeras de segurança.

    A grande diferença entre eles está na forma de comunicação com as câmeras.

    Matou essa? Ainda não? Então vamos lá, vamos entender cada um deles.

    DVR (Digital Video Recorder) é o sistema responsável por gerenciar e armazenar as imagens das câmeras com sinal analógico.

    Geralmente os DVRs possuem entrada para 4, 8 ou 16 câmeras porém é possível encontrar no mercado alguns modelos com capacidades diferentes.

    Os DVRs podem ser standalone ou base PC.

    Os DVRs standalone são fabricados em uma única placa que concentra digitalizadores, processadores, memória, etc. Geralmente são sistemas mais simples mas que podem atender perfeitamente a necessidade do cliente.

    Os DVRs standalone possuem sistema operacional baseado em Linux e na maioria dos casos o sistema operacional está armazenado numa memória flash deixando assim os discos (HDs) exclusivos para a gravação das imagens.

    A maior vantagem dos DVRs Standalone está no tamanho reduzido e menor preço.

    Os DVRs base PC ou padrão industrial são montados nos mesmos moldes de um PC industrial, onde cada placa tem uma função específica, além de utilizar alguns componentes comuns aos PCs, como memória RAM, processador, placa de vídeo, fonte, etc.

    Os DVRs profissionais utilizam sistema operacional baseado em Linux armazenado numa memória flash chamada DOM (Disk On Module).

    A maior vantagem dos DVRs base PC está na capacidade de processamento que permite gerenciar imagens com taxa de frames mais altas.

    NVR (Network Video Recorder) é o sistema responsável por gerenciar e armazenar as imagens porveniente das câmeras com comunicação pela rede TCP/IP ou simplesmente câmeras IP.

    O NVR pode ser um software que deverá ser instalado num PC com uma licença Windows ou um conjunto de hardware + software que rodará sobre uma plataforma Linux.

    Existem NVRs com capacidade para gerenciar e armazenar imagens de 4, 8, 16, 32 e 64 câmeras, também temos alguns softwares que não tem limite de câmeras, porém esse limite está mais relacionado ao hardware do que ao software.

    O HVR (Hybrid Vídeo Recorder) é um sistema (software + hardware) capaz de gerenciar e armazenar as imagens das câmeras com sinal analógico e das câmeras IP simultaneamente.

    Imaginem uma situação onde um cliente já possui um sistema de CFTV com 20 câmeras de sinal analógico, mas ele precisa aumentar o número de câmeras para 30, porém esse cliente gostaria que essas novas câmeras fossem com alta resolução (HD) e conseqüentemente câmeras IP.

    Para atender a esse cliente, nos temos duas opções:

    1- Manter o sistema atual (DVR) e instalar as 10 novas câmeras com um NVR. Isso não é muito bom levando-se em conta as questões operacionais, é muito mais complicado operar dois sistemas do que um só.

    2- Substituir os DVRs existente por HVRs, dessa forma aproveitamos as 20 câmeras já instaladas e incluímos as 10 novas câmeras, mostrando um único sistema. Posteriormente o cliente pode ir substituindo gradativamente as câmeras com sinal analógico por outras câmeras IP.

    Obs.: A grande maioria dos HVRs possuem capacidade para gerenciar e armazenar as imagens de 16 câmeras no máximo, independente de serem com sinal analógico ou IP. Você pode ter um HVR com 15 câmeras de sinal analógico e 1 câmera IP, ou vice e versa.

    Sem dúvida alguma, os NVRs são a grande sensação do momento, além de gerenciar as câmeras IP, gravar imagens em alta resolução e gerenciar 4 vezes mais câmeras que um DVR, eles incorporam cada vez mais recursos que vão desde módulos de gerenciamento e gerador de relatórios, sistemas para leitura e reconhecimento de placas de veículos até complexos sistemas de análise de vídeo.

    Até a próxima.

    Gostei do conteúdo

    Comentários

    61 Responses to “DVR, NVR, HVR. O que significam e quando usar cada um deles?”

    1. JOSUE SCHELEGER says:

      Manterei contato..

      Sds.

    2. Julio Peixoto says:

      Olá, boa tarde.
      Muito oportuna abrir este tipo de discussão.
      O sucesso da aplicação de um sistema de CFTV em uma empresa, depende de uma série de fatores correlatos. A decisão sobre qual sistema de CFTV usar, é sem dúvida a mais importante.
      Vejo os sistemas baseados em PC com placa de captura quase como algo passado.
      Os equipamentos tipo Stand Alone agregam rapidamente todas as funções disponíveis com a vantagem de trabalhar com software proprietário embarcado e sistema operacional Linux (adeus travamentos, etc.)
      Estamos recomendando, em nossos projetos, o uso de Stand Alone para até 64 câmeras.
      Acima deste número, equipamentos NVR começam a ser compatíveis financeiramente.
      Quando o custo justifica, utilizamos equipamentos tipo vídeo server integrando as câmeras analógicas já instaladas em sistemas de monitoramento e gravação 100% IP. (com NVR).
      Não temos experiência com equipamentos HDR.
      Impostante adotar a tecnologia de gravação tipo D1, oferecida pelos Stand Alone mais modernos. Atualmente, ao gravar imagens em D1 automaticamente reduz para 7 frs. Mas logo estará disponível no Brasil máquinas com 2 processadores independentes onde será possível gravar D1 em 30 frs.

      Sds,

      Julio Peixoto

      • Task Sistemas says:

        Oi Júlio, Boa tarde.

        Eu sinto que atualmente estamos atravessando uma fase de transição onde os DVRs vem perdendo espaço para os NVRs. Esta mudança está tão acentuada que eu imagino que em mais um ou dois anos, os DVRs representarão menos de 10% do mercado.

        Hoje, nossos projetos de CFTV estão na ordem de 80% NVR e 20% DVR.

        Embora os HVR sejam uma solução interessante, nós não temos utilizado esse sistema porque na maioria dos casos em que o cliente quer expandir um sistema existente, ele já tem outros problemas com o sistema atual e na maioria dos casos esses problemas estão relacionados com a má qualidade das câmeras ou com problemas na infraestrutura o que não justificaria trocar somente o sistema de gravação.

        Talvez os standalone sobrevivam por mais um tempo, mas é notório o avanço que os sistemas IP vem tendo ultimamente.

        Obrigado pela participação no nosso blog.

        Att.

        Sérgio Carvalho

    3. Iromar Estrela says:

      Olá Rosi,

      Uma esplanada muito interessante para CFTV, hoje as grandes organizacões não se imaginam sem um sistema de CFTV, mas precisamos amarrar esta ferramenta de trabalho em um procedimento que não existe um formato pronto.

      grato,

      Iromar Estrela

      • Task Sistemas says:

        Iromar, Obrigado pela participação no nosso blog.

        Você tem razão, os sistemas de segurança devem ser projetados para cada situação, onde diversos fatores influenciam na escolha da melhor tecnologia e na disposição dos sensores e câmeras.

        Infelizmente, ainda existe muita gente que executa instalações inteiras sem planejamento, aí acabam frustrados com o resultado, onde o sistema simplesmente não funciona como deveria.

        Att.

        Sérgio Carvalho

    4. Muito bom a materia, inteligente e esclarecedora, tenho certeza que nossa comunidade gostou, e é o objetivo final.
      O comentario do Sérgio carvalho reflete a realidade da transição dos sistemas, e não tem como voltar atraz, a menos que queira-se administrar sutilezas de elefantes.
      J.Trancoso

    5. Meg Maria says:

      É uma pergunta:Posso monitorar as cameras em dois lugares diferentes dentro de casa, usando DVR?

      • Meg, Pode sim, de duas formas:
        1 – Você pode ter 2 monitores ligados ao DVR, porém é necessário observar a distância entre o DVR e os monitores, que pode variar dependendo do DVR e tipo de conexão entre eles.

        2 – Você pode acessar as imagens do DVR através do browser (Internet explorer) de qualquer computador que estiver na mesma rede TCP/IP do DVR.

        Obrigado por participar
        Att.
        Sérgio Carvalho

    6. Felipe Franceschi says:

      Dúvida, é possível gravar as imagens remotamente.? Exemplo, na empresa ficaria apenas as cameras IP ligadas na rede, e o NVR ficaria em casa gerenciando e gravando as imagens. É possível isso.?

      • Felipe, é possível sim, mas não é recomendado porque você ficará dependente da sua conexão com a internet, sem contar o consumo do seu link que seria muito alto dependendo do número de câmeras, resolução, taxa de frames, etc.

        O que pode ser feito é utilizar uma câmera IP com slot para cartão de memória SD (igual aos das câmeras fotográficas), assim você grava em alta qualidade no SD da câmera e grava em outro local fora da empresa numa qualidade menor, consumindo pouco link e caso o link venha a ficar indisponível por algum tempo você terá as imagens gravadas no SD.

    7. Gleyson Silva says:

      Gostaria de saber se é possivel gerenciar um dvr 16 canais + Placa GV650/800(S) v.3.51, em um mesmo monitor, visualizando as 32 cameras em um mesmo ambiente. Ja tentei o software da seventh, sem sucesso, pois eles limitam os tipos de equipamentos que o software gerencia.

      • Gleyson, infelizmente não conheço nenhum software que esteja integrado com as placas GeoVision. O Digifort está integrado com as câmeras IP GeoVision, mas não com as placas.

        Talvez uma solução seja você substituir o GV por um DVR Standalone como o Bycon por exemplo que possui um CMS gratuito que monitora até 64 câmeras.

    8. Felipe Franceschi says:

      Oi Sergio,

      Onde encontro NVR para comprar.? Alguma indicação.?

    9. geisa says:

      Ative canais em seu PC, Celular ou Smart TV http://www.smarttvhd.com.br

    10. Antonio Sidnei says:

      Boa tarde pessoal
      Algume pode me informar se existe algum conversor para transformar um sinal de câmera IP para analógico e desta forma não descartar meu DVR?
      Obrigado

    11. Rosana DeSouza says:

      Boa tarde gostaria de informações sobre cameras de segurança ex: quero colocar as 4 minis cameras mais gostaria de que gravasse as imagens eu necessito de computador ou pode ser uma tv normal ou vem junto quando compro as cameras se puderem tirar minha dúvida agradeço!

    12. edna says:

      Olá,gostaria muito de esclarecer uma duvida,comprei 4 câmeras e coloquei uma placa no pc,a imagem ficou horrível,mandei colocar um Dvr tbm não ficou bom o que devo fazer?tem jeito do Dvr não ser estalado no pc ,tenho medo de sobrecarrega Por favor vc pode me responder já gastei muito Obrigado!

    13. Oi Edna, obrigado por participar do nosso blog.

      É difícil dizer o que está errado sem ver o sistema, o problema pode estar na infraestrutura que pode estar recebendo interferência de cabos elétricos, motores, reatores de lâmpadas, etc.. também pode ser que as câmeras não sejam de boa qualidade ou sejam câmeras que exijam muita iluminação, etc.

      As placas de captura precisam ser instaladas num PC, já o DVR é um sistema independente que não precisa de um computador para funcionar e você pode ter um monitor conectado diretamente nele, nesse caso o computador pode ser utilizado para acessar remotamente as imagens do ao vido ou as que foram gravadas no DVR.

      Att.
      Sérgio

    14. Bom dia, gostaria de saber se existe algum software de análise de imagens para fazer a identificação de um rosto em uma imagem capturada de um dvr com uma qualidade não muito boa.

      • Sérgio Carvalho says:

        Bom dia Ricardo, obrigado por participar do nosso blog.

        Existem alguns sistemas que fazem reconhecimento facial, mas é preciso que as faces das pessoas que serão reconhecidas estejam pré cadastradas no banco de dados.
        Quanto a imagem, ela deve ter uma qualidade razoável, além do posicionamento dessa pessoa em relação a imagem.

        O reconhecimento facial é utilizado para automatizar processos, como abrir uma porta assim que uma for identificada, ou registrar a passagem dessa pessoa, e muito mais.

    15. William Mendes says:

      Boa tarde, estou com uma grande dúvida e acredito que possam me ajudar…
      Estou com um “projeto” para instalar aproximadamente 200 câmeras.
      De acordo com as informações postadas por vocês, percebi que existe software com capacidade ilimitada de canais… como seria isso? tem algum exemplo de equipamento/software que atenda minha necessidade?
      Desde já Obrigado!

      • William, bom dia.

        A escolha do sistema de gravação e monitoramento está diretamente ligada a quantidade de câmeras, a resolução das câmeras e principalmente a forma de operação da sua central de monitoramento.
        Também temos que considerar o tempo em que as imagens deverão permanecer gravadas no servidor, se haverá backup externo ou redundância, etc.
        No seu caso, as 200 câmeras serão num mesmo local ou serão para locais independentes/remotos?

        O melhor a fazer é contatar uma empresa de segurança eletrônica de sua confiança para que seja feito um projeto, assim você terá um sistema dimensionado para sua necessidade.

        Abraço,
        Sérgio Carvalho
        http://www.tasksistemas.com.br

    16. Rodrigo says:

      Como recuperar os arquivos de vídeo para o pc? Tirei o hd coloquei em uma maquina rodando Linux (kurumin)live, até acha as pastas com data mas contendo formato nvr, como fazer bacup no pc?

    17. Julio says:

      Olá, boa tarde.
      Estava pesquisando sobre a diferença entre dvr e nvr e achei seu blog, que explica muito bem.
      Porém ainda tenho uma dúvida, se um nvr pode ser tanto um software quanto um hardware + software, então qual a serventia do aparelho nvr se eu posso gerenciar tudo através do software apenas?
      POr exemplo as cameras IP wireless já vem com o software, correto? E através desse software eu consigo adicionar outras cameras para monitorar e gravar, correto? Então em qual situação eu deveria usar o hardware?
      Estou iniciando nesse ramo e ficaria imensamente grato se me ajudassem.

      obrigado,

      Julio.

      • Oi Julio, bom dia.

        Obrigado por participar do nosso blog.

        Qualquer NVR é composto de hardware + software, você precisa dos dois.

        Se você utilizar o software que vem com a câmera, você terá que instala-lo num computador(hardware)com windows ou outro sistema operacional dependendo do software utilizado.

        Quando você compra um NVR, ele já tem o hardware, o sistema operacional e o software de gravação.

        É importante observar se há compatibilidade entre o NVR e a Câmera escolhida.

        Se tiver alguma dúvida não hesite em nos contatar.

    18. Ediane says:

      Bom dia,

      Comprei várias câmeras IPS da Foscam, mas não estou conseguindo fazer com que elas gravem. Até para fazer a instalação está difícil, pois ela precisa de internet Wi Fi e não temos esse tipo de internet em algumas lojas nossas no estado do Ceará e Pernambuco. Gostaria de uma solução barata para poder fazer essas câmeras gravarem, ou em último caso outro tipo de câmera que dê para gravar.

      • Bom dia Ediane,

        É difícil falar algo sem conhecer os detalhes do projeto, modelo de câmera, etc. porém imagino que o mais simples a fazer nesse momento em que você já adquiriu as câmeras, será instalar uma rede Wi-Fi com a aquisição de um ou mais Access Point.

        No caso, a empresa que te vendeu as câmeras poderá te orientar sobre qual sistema de gravação é compatível com elas.

        Se pudermos te ajudar em mais alguma coisa, entre em contato conosco pela nossa central de atendimento através do nosso site http://www.tasksistemas.com.br nós teremos prazer em ajudar.

        Att.
        Sérgio

    19. Luiz Carlos says:

      Boa tarde.
      A minha dúvida é com relação ao que eu posso fazer para adaptar a solução que eu tenho com os moldes atuais e que não me onere tanto.
      Vamos a ela:
      Eu tinha uma GV250 com 4 câmeras instaladas e quando eu mudei o micro e o sistema (xp para win 7) aconteceu a incompatibilidade, desde então estou sem monitoramento. O quê eu poderia fazer para resolver o meu problema? Gostaria de aproveitar pelo menos a instalação feita.
      Obrigado.

      Att.
      Luiz Carlos

    20. Fernando says:

      Boa tarde.

      Estou trocando meu DVR stand alone de 8 canais pois não vale a pena consertar. Tenho 5 cameras instaladas em casa e pretendo colocar mais algumas, porém não quero quebradeira/furação de paredes. Minha opções seriam de comprar cameras/sistema sem fio ( 4 cameras) para plugar em um DVR novo, ou partir para a compra de um HDR e usar as cameras analógicas existentes e cameras IP.
      O que é melhor ?

      • Bom dia Fernando,

        Se o seu problema for somente com o DVR e as câmeras existentes estavam te atendendo bem, então o mais simples seria apenas trocar o DVR.

        A utilização de câmeras sem fio não exime a necessidade de infraestrurura porque apenas a comunicação é sem fio, mas ainda existe a necessidade da fiação elétrica. É claro que a infra necessária será menor, mas ainda assim ela existirá.

        Agora, se você pretende trocar todo o sistema de CFTV (DVR e câmeras), você tem a opção de aproveitar o cabeamento existente (se estiver em boas condições) ou partir para uma solução IP, que pode ser com câmeras Wi-Fi.

        Abraço,
        Sérgio

    21. Bruno Bercan says:

      Bom dia,

      Muito interessante sua explicação. Em meu caso, temos vários dvr’s espalhados pela área da empresa, sendo assim um gerenciamento descentralizado. É possível exibir em uma tela grande imagens de 02 ou mais dvr’s? Abraço!

      • Bom dia Bruno,

        Normalmente sim, mas isso depende do DVR que você tem instalado na sua empresa, pois ele deve ser compatível com um software de gerenciamento ou possuir um software proprietário.

        Se pudermos te ajudar em mais alguma coisa, entre em contato conosco pela nossa central de atendimento através do nosso site e solicita o contato de um dos nossos consultores, (http://www.tasksistemas.com.br) nós teremos prazer em ajudar.

        Abraço,
        Sérgio Carvalho

    22. Bom dia, muito bom o artigo ! Você saberia me explicar se posso instalar mais de 4 câmeras Wireless Ip em um NVR, mediante um roteador ? Não consigo resposta para essa questão que acho muito importante, já que as câmeras Wireless trazem um grande valor para o sistema, para o cliente e para o instalador. Muito grato pela atenção. Abraço !

      • Bom dia Eduardo, obrigado por participar do nosso blog.

        A forma de conexão entre as câmeras e o NVR não será impeditivo, ou seja, pode ser por cabo, wi-fi, wi-max, que não tem problema, lógico que considerando que a conexão seja estável e tenha uma largura de banda suficiente para o tráfego das imagens.

        O que vai dizer se você pode ou não incluir mais 4 câmeras no seu NVR são duas coisa:

        1- Você tem 4 canais disponíveis? Geralmente os NVRs tem um limite máximo de câmeras que ele suporta ou que estão licenciadas.

        2- As câmeras que você quer incluir no sistema são reconhecidas pelo NVR? Elas devem ser compatíveis e estar integradas ao NVR, ou pelo menos ambos devem seguir o padrão ONVIF.

        Abraço,
        Sérgio Carvalho

    23. Obrigado querido, pelos esclarecimentos! Meu interesse é simples: Utilizar câmeras wireless e poupar o tempo e o trabalho das cabeadas, mas não vejo ninguém falando sobre isso!!! Gostaria de estudar um sistema que eu pudesse indicar e instalar com segurança para os clientes, sem cabos de vídeo, já que é muito mais prático disponibilizarmos um ponto de alimentação tão somente, do que passar cabos em situações que: Ferem a estética (alguns clientes são exigentes) ou tornam complicada a instalação, acarretando em quebradeira para passagem de conduítes, as vezes por causa de uma única câmera, ao passo que uma rede de câmeras wireless trabalhando com um roteador bem parrudo seria muito interessante pra todo mundo. Então, não basta eu conectar minhas câmera com o roteador wireless ? Preciso que câmeras e Nvr trabalhem no mesmo padrao ? Abraços !

      • Bom dia Eduardo.

        Sim,isso mesmo. Você pode conectar as câmeras ao Access Point (Wi-Fi) e o NVR ao mesmo Access Point, assim você terá uma rede wireless para as câmeras.

        Apenas observe que as câmeras devem ser compatíveis com o NVR.

        Abraço,
        Sérgio Carvalho

    24. Obrigado novamente Sérgio! Colocando um sistema wireless em prática com Nvr, voltarei aqui para comentar, abraços à todos!

    25. Nizio says:

      Parabéns, Sergio, pelo BLOG! linguagem simples e elucidativa. Grato pelo compartilhamento.

    26. Paulo says:

      Muito bom o artigo Sérgio! Parabéns.
      As câmeras IP precisam estar na mesma rede para serem reconhecidas pelo NVR? O reconhecimento é automático? Se for possível fazer remotamente, precisaria de IP fixo ou ddns?
      Obrigado!
      Att,
      Paulo

      • Oi Paulo, Obrigado.

        Não é necessário estarem na mesma rede, mas o NVR precisa “enxergar” as câmeras para poder acessá-las.
        O ideal é utilizar IP fixo, mas ddns funciona também.
        Geralmente o NVR detecta na rede as câmeras que são compatíveis com ele, não são todos que fazem isso. Se o seu NVR não reconhecer automaticamente, você precisará informar para ele o IP das câmeras, usuário, senha, algorítimo de compactação, etc.

    27. Smithk434 says:

      I just like the helpful info you supply on your articles. I will bookmark your blog and take a look at once more here regularly. I’m somewhat sure Ill learn a lot of new stuff right right here! Best of luck for the following! ackccdackaebkbge

    28. LAURO ANTONIO VIEIRA says:

      Acabo de instalar em m/residência em B. Camboríu um CFTV com oito câmeras. Antes de encontrar um técnico para a instalação, pesquisei muito sobre o assunto e baseado nestes conhecimentos adquiri pela Internet 01 DVR STANDALONE 08 CANAIS LUXVISION, 08 CÂMERAS INFRAVERMELHO COLOR 1/3, com lentes de 3,6mm (sendo 04 Dome), 01 HD sata de 01TB 1.000GB, 01 FONTE CHAVEADA 12V 10A, 200M DE CABO COAXIAL BIPOLAR 2X26AWG, 16 CONECTORES BNC. Planejei toda a instalação, sendo o DVR dentro do guarda roupa (furei o teto e a laje), passei um cabo de rede do DVR até o modem, um cabo AV do DVR até a TV do quarto (não consegui levar o cabo HDMI, pois este não passou na tubulação) e só aí chamei um técnico. Este ainda me deu uma bela “facada”, mas o sistema ficou excelente, como eu planejei e certamente gastei menos 40/50% do que teria gasto se houvesse contratado o técnico para fornecer o material e fazer a instalação. Abraços a todos.

      • Oi Lauro, boa tarde.

        Tudo o que é feito com boa vontade, tanto no planejamento quanto na execução não tem o porque dar errado, mas nem todos tem essa disposição de tempo e ou de vontade para estudar e depois executar. Parabéns.

        Permita-me lhe fazer um alerta. Os DVRs normalmente precisam de uma ventilação mínima, principalmente por causa do HD e você disse que instalou o DVR dentro do guarda roupas. Verifique se ele não está esquentando em demasia, você corre um sério risco de perder seu HD e consequentemente as imagens gravadas.

        Abraços
        Sérgio Carvalho

    29. LAURO ANTONIO VIEIRA says:

      Complementando…Consigo visualizar em tempo real pela TV, Computador( o meu e tb da minha filha), celular (o meu e tb da filha) e gravação de toda as câmeras que tiverem movimentação.

    30. LAURO ANTONIO VIEIRA says:

      Caro Sérgio,

      Agradeço o teu comentário. Tenho por hábito, antes de fazer qualquer coisa estudar bem o assunto antes da realização do serviço e assim, como vc disse as chances de êxito são bem maiores. Quanto a ventilação do DVR pensei neste detalhe e instalei um Coller de computador com uma fonte de 12v, ventilando o aparelho constantemente. Percebo que ele não está aquecendo quase nada. De qualquer forma agradeço o teu alerta, que serve para outros colegas que queiram alocar o DVR em ambientes com pouco ventilação.
      Abraços.

    31. Italo says:

      Boa noite, Sérgio!!

      Recebi algumas gravações no formato .nvr para reproduzi-las porém não encontro softwares para isso. Você conhece algum programa, de preferencia gratuito, em que consiga visualiza-los ou converter?
      Agradeço desde já!

    32. Moisés says:

      Ola Sérgio, tenho um DVR pra oito camera, duas camera funcionam com sistema NTSC e grava imagens coloridas, e as restante funciona com o sistema PAL em branco e preto, tem como configurar o DVR pra todas gravarem a cores?

      • Oi Moisés, alguns DVRs permitem que o padrão (NTSC ou PAL) sejam configurados individualmente por canal, outros não permitem.
        É preciso verificar nas configurações ou no manual do seu DVR se ele permite essa alteração.

        Qual a marca e modelo do seu DVR?

        Att
        Sérgio Carvalho

    33. diogo says:

      Tenho uma pequena empresa e procuro esses produtos para mim compra por um preço legal você sabe ou você mesmo vende. Tem algum contato

    34. Smithk959 says:

      This event occurred rigt after the time Mario return to the Mushroom Kingdom so it had to take place after gbdcfbeedddecdee

    35. Jose Carlos says:

      Boa tarde, trabalho num órgão público e pretendemos colocar câmeras de monitoramento pela cidade. A idéia é um sistema com câmeras IP sem fio + NVR. Supondo q seja assim, como seria feita a conexão. A camera IP sem fio se comunica com o roteador sem fio, ok. E então o roteador sem fio é plugado no NVR?
      Quais marcas de equipamento vcs sugerem?
      Essa seria a melhor solução?
      Obrigado.

      • Bom dia José Carlos, obrigado por participar do nosso blog.

        É difícil falar qual é a melhor opção para você sem conhecer bem a necessidade e o local.

        Para utilizar sistemas sem fio o ideal é fazer um estudo do local, verificar a topografia, as distâncias e se possível fazer uma análise de espectro para verificar possíveis interferências, para aí sim definir que tipo de equipamento utilizar.

        Podemos te ajudar a elaborar um projeto, para isso, entre em contato por uma das opções desse link: http://tasksistemas.com.br/t2_fale.php

        Att
        Sérgio Carvalho

    36. Gustavo says:

      Muito boa essa publicação, bem clara e explicativa. Parabéns.

    37. Obrigado pelo comentário Gustavo.

      Abs,
      Sérgio Carvalho

    38. Thiago Amorim says:

      Boa Noite! Estou estudando para começar a instalar comercialmente sistemas de CFTV e ainda tenho algumas dúvidas. Ja fiz algumas instalações porem na minha casa e de parentes. No comércio e residencias em geral onde seria o local correto para ficar o DVR/ NVR, pois muitos falam que instalam ao lado da TV, outros deixam dentro do forro/laje escondidos, guarda-roupas, etc. Qual melhor e/ou local correto. Muito obrigado!

      • Oi Thiago, bom dia. Obrigado pela participação no nosso blog.

        Não existe um local específico, isso vai depender do nível de segurança do local, espaço físico, ventilação, etc.

        O sistema de gravação deve estar o mais protegido possível para que numa eventual invasão ele não seja danificado ou retirado do local.
        Outra coisa a ser observada, é que esses sistemas precisam de boa ventilação, então colocar num forro pode causar super aquecimento e como os forros das casas geralmente ficam um pouco empoeirados, essa poeira pode entupir as entradas de ar do equipamento, aí já viu… o HD será o primeiro a ser danificado e com isso perderemos as imagens.

        E por fim, você deve procurar um local onde exista uma tubulação (geralmente de telefonia)que possa ser utilizada para o cabeamento das câmeras.

        Se você fizer a instalação num local onde exista um risco grande do DVR/NVR ser roubado, então sugiro utilizar um rack com chave e se possível um segundo gravador que ficaria em outro local do imóvel como backup, ou até mesmo optar por um backup em servidor externo.

        Abraço
        Sérgio Carvalho

    39. Thiago Amorim says:

      Muito obrigado pela atenção em resposta a pergunta anterior Sérgio. Posso tirar mais uma dúvida…rsrsrs………..Como funciona a parte de audio em um sistema DVR, pois pelo que li e na camera que tenho em casa (IP) somente as IPs já vem ? no caso de utilização de cameras analógicas com DVD os clientes normalmente querem o audio também? É necessário outro tipo de cabo, etc?
      Obrigado.

    Leave a Reply